terça-feira, 27 de agosto de 2024

Candidato a prefeito de Buriti acumula vários processos de reintegração de posse

Diversas ações judiciais onde o réu é o candidato à prefeitura buritiense, André Gaúcho do Republicanos. Uma envolvendo 19 moradores do povoado Carranca, localizado no município de Buriti, voltou a ser assunto e chamou a atenção na região.
De acordo com o processo de número 0860199-64.2021.8.10.0001, na manhã de 1 de dezembro do ano de 2021, André Augusto Kerber Introvini, “André Gaúcho”, surpreendeu um casal de idosos que residem na localidade, afirmando que as terras seriam de sua propriedade. André, utilizando tratores e vários trabalhadores, iniciou a construção de uma cerca que abrangeria toda extensão do povoado que possuía mais de 80 anos de fundação.
Assustados, os moradores comunicaram a invasão junto ao COECV (Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade), que em seguida acionou o Ministério Público do Maranhão. Na época, agindo de forma truculenta, André teria destruído parte das roças, chegando a abrir uma estrada nos fundos das residências dos moradores.
Em 2018, todos os 19 moradores teriam solicitado a regularização fundiária de suas terras junto ao ITERMA, que segundo os autores do processo, esse requerimento teria sido extraviado.
Após a análise dos fatos, no dia 22 de março de 2022, a juíza titular da vara agrária, Luzia Madeiro Naponucena, concedeu uma liminar de reintegração de posse a todos os moradores do povoado Carranca, abrangendo 150.14.10 hectares. Uma multa diária no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais), limitada em até R$200.000,00 (duzentos mil reais), foi estipulada na decisão, em caso de descumprimento.
Segundo populares, o então candidato a prefeito André Gaúcho, tem evitado realizar sua campanha eleitoral em povoados que fazem limites com suas terras, temendo represália.
Em 2015, já em outro processo de reintegração de posse, André Gaúcho também teve que desocupar uma área invadida por ele na região da Fazenda São Bernardo, que é de sua propriedade. Desta vez, a determinação foi da então Juíza titular da 1ª vara de Coelho Neto, Raquel Araújo Castro Teles de Menezes.
Procurado, André Gaúcho que acumula outros processos judiciais envolvendo manutenção de posse agrária, não retornou as mensagens enviadas pela reportagem.
FONTE: PORTAL DA CIDADE COELHO NETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

URGENTE: BRUNO SILVA FORA DA DISPUTA. A qualquer momento Justiça deve acatar o pedido de cassação do registro de candidatura do prefeito Bruno Silva

URGENTE: BRUNO SILVA FORA DA DISPUTA Parece que o feitiço do jacá vai virar contra o feiticeiro.